style="width: 100%;" data-filename="retriever">
Foto: Gabriel Haesbaert (Diário)
Termina na próxima sexta-feira a Campanha Nacional de Vacinação contra a poliomielite e, no Brasil, mais de 60% das crianças ainda não foram vacinadas. O público-alvo estimado, de crianças de 1 a 5 anos, é de 11,2 milhões de pessoas, mas apenas 4 milhões receberam a dose da popular "gotinha". Em Santa Maria, a prefeitura contabilizará os dados apenas após o fim da campanha, mas as doses seguem disponíveis nas 28 salas de vacinação espalhadas pelo município.
36 opções para curtir a terça-feira
Nesta quarta-feira, por conta do Dia do Servidor Público, as Unidades e Estratégias de Saúde estarão fechadas. Os atendimentos, assim como a vacinação, retornam a partir de quinta-feira. A prefeitura também ressalta que as vacinas estarão disponíveis durante o ano todo, mesmo após a Campanha, que tem um caráter de mobilização para incentivar a procura da imunização pelo público-alvo. A campanha nacional ocorre junto com a campanha de multivacinação, que visa atualizar a situação vacinal de crianças e adolescentes menores de 15 anos. Nesta última são ofertadas todas as vacinas do calendário nacional de vacinação.
No dia D da campanha, em 17 de outubro, foram aplicadas 4 mil doses de vacina em Santa Maria. Destas doses, 1,8 mil foram da poliomielite.
Dia D aplica mais de 4 mil doses de vacina em Santa Maria
A poliomielite, também chamada de pólio ou paralisia infantil, é uma doença contagiosa aguda causada pelo poliovírus, que pode infectar crianças e adultos e, em casos graves, leva a paralisias musculares, em geral nos membros inferiores, ou até mesmo à morte. A vacinação é a única forma de prevenção.
SARAMPO
A situação da vacinação do sarampo também preocupa no Brasil. O público-alvo da vacinação é composto por adultos de 20 a 49 anos, cerca de 90 milhões de pessoas. Desde o início do Plano de Ação para Interrupção da Circulação do Vírus do Sarampo no Brasil 2020, em março, foram vacinados apenas 9 milhões de pessoas. Até setembro deste ano, foram notificados 15.734 casos suspeitos de sarampo em 20 estados e no Distrito Federal. Nesse mesmo período, o Brasil registra sete óbitos pela doença, sendo um deles referente à faixa etária do público da campanha.
Caixa libera último saque do ciclo 2 do auxílio emergencial
A orientação do Ministério da Saúde é vacinar o maior número de pessoas possível contra sarampo. Mesmo diante do cenário de pandemia da Covid-19, a recomendação é que as Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde tomem as medidas necessárias para evitar aglomeração nos serviços de vacinação, além de adoção de outras medidas de proteção individual, afim de garantir a segurança da população que irá se dirigir ao serviço de saúde para se vacinar.
O sarampo é uma doença grave e apresenta alto risco de contágio e disseminação. Uma pessoa pode transmitir para até 18 pessoas. A transmissão ocorre pelo ar, ao tossir, espirrar, falar ou respirar.
* com informações da Agência Brasil e Ministério da Saúde